Como escolher um bom consultor imobiliário?

3 de Novembro, 2021 Não Por admin
Como escolher um bom consultor imobiliário?

Este artigo vai parecer que estou a autopromover-me. E estou mesmo!

Em primeiro de tudo tem de se questionar qual a razão principal de querer trabalhar com um consultor imobiliário. Quer vender casa? Quer comprar uma casa? É investidor e pretende fazer vários investimentos no futuro?

Porque é importante fazer estas questões? Porque há diferentes perfis de consultor imobiliário. E E já agora, consultores imobiliários que trabalham em tudo e para todos geralmente não fazem nenhuma delas em condições.

Eu por exemplo conheço muito bem o mercado de Braga e decidi especializar-me ainda melhor na Póvoa de Lanhoso. Portanto, a região de Braga é do meu domínio completo. No entanto, para dar resposta em outras zonas fora da região de Braga eu elaborei parcerias de confiança e especializadas em outras zonas. 

Quanto mais conhecimentos tiver um consultor imobiliário, melhor será para os seus clientes. E não me refiro apenas a conhecimento teórico e prático, mas também em termos de quão bem relacionado está.

Eu por exemplo, como já trabalho com investidores muito antes de ser consultor imobiliário, criei amizades que me permitem por exemplo ter acesso a negócios exclusivos que não são listados, que são geralmente imóveis muito abaixo do preço de mercado. Muitas vezes recebo moradias com valor de mercado de 300.000€ à venda por 150.000€. Outra valência que tenho é que tenho conhecimento de vários grandes projetos e empreendimentos que não são públicos e que irão ser feitos apenas 5 anos depois. Isto é importante porquê? Estes projetos vão provocar nessa zona uma valorização do mercado imobiliário.

Outro exemplo que pode usar como referência é a exposição do consultor imobiliário. Quanto mais o consultor imobiliário estiver exposto, mais se revela a confiança do mesmo. Um consultor que tem a coragem de dar a cara ao mundo tem muito mais cuidado para preservar a sua reputação. Quem não se expõe geralmente está inseguro em relação a algum fator, e você não quer ter um consultor imobiliário inseguro. 

Os números do consultor imobiliário são importantes? São, mas pouco. Muitas vezes os números servem de razão para o consultor estar confortável e não dar o máximo no seu trabalho.

E por último, talvez das mais importantes, que investimentos é que o consultor imobiliário faz? Quanto tempo é que ele investe para estudar o mercado? Quanto é que ele investe em formação para aprender a lidar com pessoas? Que formação em vendas é que ele tem?

Toda a minha formação foi feita com as referências de Portugal e algumas foram feitas com os melhores do mundo. Nomes como Paulo de Vilhena, Adelino Cunha, Daniel Sá Nogueira, I Have The Power, Wecreate, Association for caching, Richard Bandler, Zigziglair, Anthony Robbins, Brain Tracy, John & Missy Butcher, Jordan Peterson, Andrew Huberman e muitos outros professores na Universidade MindValley.

Quando procuro alguém para me servir, sempre que posso procuro alguém que me ajude a resolver os meus problemas em profundidade e não superficialmente. Muitas das vezes não conseguimos alcançar um determinado resultado por razões mais profundas daquelas que são aparentes. 

Seja na venda de uma casa ou na compra de uma casa existem questões que os clientes muitas das vezes não se lembram. O consultor está aqui para levantar as questões mais improváveis que vão desfazer nós que impedem os resultados.

Outro fator muito importante é o Tempo. Um bom consultor imobiliário não tem de ser necessariamente aquele que sabe mais (embora ajude ter conhecimento), mas sim aquele com a melhor mentalidade e aquele que está melhor capacitado com uma equipa de suporte por trás (ZOME), de forma a tratar de processos de forma mais simples e mais ágil, e desta forma poupar tempo e dores de cabeça aos clientes.