Como é que 99% das pessoas ainda estão equivocadas em relação à esclusividade?
5 de Novembro, 2021
Quantos de nós (proprietários) ainda acreditam que a exclusividade é uma condicionante na venda de uma casa?
Quantos de nós ainda pensa que a exclusividade significa que apenas a pessoa com quem contratou é que pode vender a sua casa?
Pois… Não podíamos estar mais enganados!
Porquê? Porque a exclusividade não é nada disso!
O contrato em regime de exclusividade é a melhor arma que o proprietário tem para garantir que o consultor presta um bom serviço.
Mas afinal o que é a exclusividade?
A exclusividade não tem nada a ver com a venda! A exclusividade é apenas do consultor!
Como assim do consultor?
Vamos imaginar que precisa de alguém que o defenda no tribunal. Quantos advogados é que contrata? 2? 5? Não!
Contrata apenas um! O consultor imobiliário está ali para o defender e para fazer de interlocutor em todo o processo.
Caso um potencial comprador para a sua casa surja através de outra imobiliária, o negócio é feito na mesma! Desde que a imobiliária tenha licença ami e porta aberta.
Quando o consultor contrata em exclusividade ele partilha o seu imóvel como todas as imobiliárias! E caso o comprador surja através de uma delas e se realize o negócio, a comissão é dividida 50/50, sem custos adicionais para o proprietário.
Só uma pessoa ignorante é que não aceita o contrato de exclusividade. O proprietário é que perde! Apenas com muita sorte é que vai vender a casa ao preço que é justo.
Para concluir, a exclusividade só é praticada pelos bons consultores imobiliários. Quem não é bom não consegue vender a sua própria exclusividade, e é por isso que negocia para baixo.
O que é que lhe faz pensar que um consultor que não consegue vender o próprio serviço vai conseguir vender outra coisa que não é dele?
Proteja-se! Exija sempre exclusividade!