Como é que a exclusividade protege o proprietário?
4 de Novembro, 2021
Se tivesse de explicar o propósito da exclusividade em poucas palavras diria, a exclusividade foi criada para proteger o cliente!
Mas como?
Primeiro, que tipos de contrato de mediação imobiliária existem?
– Contrato em regime aberto
– Contrato em regime de exclusividade
O contrato de regime aberto é para consultores que não sabem vender o próprio serviço. Como não sabem vender o próprio serviço, negociam até o cliente aceitar os termos.
O problema dos contratos de regime aberto é que não dá garantias nenhumas ao consultor para investir no imóvel. Se ele investir 500€ hoje corre o risco de ganhar ZERO caso seja outro consultor a fazer o negócio. Neste panorama, você tem vários consultores a pensar da mesma forma e todos investem o mínimo para o ajudar, pois nenhum tem garantias.
A verdade é o quando o consultor negocia o seu serviço até este ponto, o objetivo dele deixa de ser o seu imóvel!!! O objetivo dele passa a ser outro, usar o seu imóvel para receber chamadas de compradores. E o consultor imobiliário sabe que 60% dos compradores tem casa para vender. O seu imóvel passa a ser um veículo para o consultor gerar novos contactos, novas leads e novas angariações!!!
É por isto que os contratos em aberto são um perigo para os proprietários e nunca deve aceitar fazer um contrato em regime aberto. Se vender o seu imóvel nestes termos é um sortudo, pois na maioria dos casos estes imóveis ficam pendurados para venda durante anos. Esta é a melhor forma que certas imobiliárias têm de se gabarem que têm muitos imóveis para venda.
Para concluir, se quiser ter a certeza que tem o melhor serviço, nunca escolha um contrato em regime aberto. Contratos de regime aberto não são feitos para vender casas, e são feitos para consultores amadores que não conseguem vender o próprio serviço.
Agora coloco-lhe estas questões:
– Qual é o problema de fazer um contato de exclusividade?
– O que é que entende por exclusividade?
E agora respondo-lhe diretamente, em 99% dos casos a exclusividade não é o que as pessoas pensam que é!
A exclusividade é explicada no artigo abaixo:
Como é que 99% das pessoas ainda estão equivocadas em relação à exclusividade?